style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Para evitar a disseminação do coronavírus, a prefeitura decidiu restringir o uso do transporte público nesta segunda e terça-feira. O serviço terá horário reduzido e, a partir de terça-feira, será vetado para a população em geral. Idosos poderão embarcar somente mediante a apresentação do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Confira a seguir como funcionará o transporte coletivo:
SEGUNDA-FEIRA
Horários
- 6h às 9h
- 11h às 14h
- 17h às 21h
* Acesso permitido para a população em geral, mas idosos somente com Cartão SUS
A PARTIR DE TERÇA-FEIRA
Horários
- 6h às 9h
- 11h às 14h
- 17h às 21h
* Somente será permitido o uso por profissionais ligados aos serviços essenciais, desde que com identificação física ou virtual (crachá). Já idosos, somente com Cartão SUS
De acordo com a prefeitura, as decisões levaram em consideração a necessidade do transporte de idosos (considerado pelo Poder Público grupo de risco), a campanha de vacinação que começa nesta segunda, e o transporte de profissionais que prestam serviços essenciais, como os ligados à saúde, segurança e ao ramo de gêneros alimentícios, como supermercados.
VÍDEO: com ruas vazias, policiais pedem para população ficar em casa
Na terça-feira, deve haver nova avaliação do Poder Público para verificar se há necessidade de alterações no esquema proposta. Até lá, a fiscalização será reforçada.
Primeiro paciente com coronavírus circulou em Santa Maria por sete dias
O executivo municipal determinou que os veículos terão como capacidade máxima o número de pessoas que podem ir sentadas, ou seja, o transporte de pessoas em pé está proibido. Na última sexta-feira, a Secretaria de Mobilidade Urbana emitiu uma nota técnica tratando dos cuidados que precisam ser adotados. Haverá mais veículos nos horários previstos para que não haja atrasos nas linhas. Os horários dos ônibus poderão ser conferidos clicando aqui.
*Com informações da Prefeitura de Santa Maria